Questo sito usa cookie di analytics per raccogliere dati in forma aggregata e cookie di terze parti per migliorare l'esperienza utente.
Leggi l'Informativa Privacy completa.
ACCETTO

NOTIZIE

INDIETRO

Rede Um Grito pela Vida – Brasil, 15 anos de vida e compromisso contra o tráfico de pessoas

O que significou para você realizar 15 anos como uma rede de vida consagrada contra o tráfico   de pessoas no Brasil?

A Rede Um Grito pela Vida - Talitha Kum, está no ano da celebração dos 15 anos de atividades e ações e incidência política. Esses 15 anos foram de muita luta, desafios e conquistas. São 15 anos de atividades da Rede contra o tráfico de pessoas significa tempo de celebrar a esperança e a vida nova, de relato de novas expectativas na vida de muitas pessoas e famílias.

É momento de louvor e agradecimento a Deus por cada Religiosa, Religioso, leiga e leigo que se esforçou e dedicou um tempo para realização de tantos trabalhos neste tão grande espaço de profetismo da Vida Religiosa Consagrada no Brasil. A rede está consolidada e com representação em 22 estados e com 28 núcleos. Cada núcleo realiza suas ações de acordo com a realidade, desafios e necessidades de cada local.

Celebrar 15 anos significa olhar para frente e continuar no esforço da luta pela vida, salvando  jovens e crianças das tentativas e perigos que o crime do tráfico de pessoas oferece. Mas sobretudo escutar os jovens e acolhê-los nas suas buscas e desafios, e ser testemunhas de luta e esperança de vida mais digna.

O que você considera ter sido as maiores realizações da rede? Qual é a coisa mais bonita para celebrar?

Temos muitas alegrias e realizações para lembrar e celebrar. Entre elas cito algumas:

- Uma das grandes alegrias é a coragem da Vida Religiosa Consagrada através da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), de abraçar essa causa, de escutar, acolher e assumir o chamado em defesa da vida de crianças, adolescentes, jovens e mulheres sequestradas e traficadas dentro do país e para fora do país;

- Outra grande alegria é o grande número de leigas e leigos que assumiram junto com as Religiosas e Religiosos, essa nobre causa;

- O imenso empenho de todas/os as/os integrantes da Rede em realizar o enfrentamento ao TP através da prevenção, a sensibilização, da conscientização das pessoas sobre esse crime nos mais diversos espaços do país;

- Nossa comunhão com a Rede Talitha Kum como ponto base e a parceria entre as redes contra o Tráfico Humano da América Latina; Imensa gratidão a Rede Talitha Kum por sempre nos ajudar e apoiar.

- Mesmo em meio as dificuldades e desafios sociais, a colaboração e participação da Rede em resolver algumas situações de Tráfico de mulheres, e muitas de abuso de crianças;

- A importância da parceria com outros grupos, instituições e órgãos públicos para o resgate e defesa da vida e dignidade humana.

Mensagem para a Vida Consagrada no Brasil.

A Vida Religiosa no Brasil caminha no profetismo do evangelho. Muitos são os testemunhos de doação e resgate da vida nos mais diversos espaços e das mais diversas maneiras, de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e homens em situação de perigo para o crime do tráfico humano.

A Rede assume sua mística na inspiração do Projeto de Jesus, nos carismas fundacionais das diversas congregações, na indignação profética e compaixão samaritana, na defesa dos direitos humanos e na certeza de que um mundo melhor é possível.

Nossa missão é sensibilizar, capacitar multiplicadoras(es), informar, mobilizar, denunciar, tecer parcerias e lutar por políticas públicas em prol da prevenção e enfrentamento ao Tráfico de pessoas.

A Rede Um Grito pela Vida é considerada o braço profético da Conferência dos Religiosos do Brasil conforme a presidente da mesma. A Rede é muito grata por esse apoio e incentivo.

Por isso convidamos toda Vida Religiosa a abraçar essa causa, doar um pouco de seu tempo para se juntar a Rede Um Grito pela Vida na prevenção do tráfico de pessoas, e na  prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Vamos juntas/os na defesa da vida.

 

Irmã Valmí Bohn, sdp,  coordenadora da rede Um Grito pela Vida Brasil