Questo sito usa cookie di analytics per raccogliere dati in forma aggregata e cookie di terze parti per migliorare l'esperienza utente.
Leggi l'Informativa Privacy completa.
ACCETTO

NOTIZIE

INDIETRO

A HISTÓRIA DE RONY

O meu nome é Rony e esta é a minha história.

Sou do Bangladesh, onde vivo atualmente com a minha mulher e o meu filho e assumo a responsabilidade de cuidar dos meus pais.  Como a família precisava de fazer face a ambas as despesas com os meus rendimentos mínimos do trabalho diário, desejei uma melhor oportunidade de obter um bom salário. Um dia, essa oportunidade surgiu sem que eu conhecesse aonde me levava mas eu tinha o desejo de melhorar o estado atual da minha vida. Decidi aventurar-me a emigrar, apesar de ficar longe da minha família e da minha terra natal na Arábia Saudita.

Após a minha chegada, apercebi-me de que o local de trabalho, as horas de trabalho e os salários não correspondiam à informação que me tinha sido dada.Tinha de trabalhar 18 a 19 horas por dia. As condições de trabalho eram insalubres e prejudiciais. No trabalho, não havia intervalos ou tempo de pausa para descansar ou sentar durante algum tempo; em vez disso, eu ficava em pé 19 horas por dia.

Dia após dia, a minha saúde deteriorava-se devido à falta de condições de trabalho e de vida, de uma alimentação adequada e de acesso a instalações de saúde. No local de trabalho, o facto de estar de pé durante muito tempo provocou uma compressão dos nervos, que ficaram doridos e fracos, e, na maioria das vezes, sentia a perna a ceder ao andar e já não conseguia caminhar ou estar de pé durante muito tempo. Tornei-me improdutivo como trabalhador após dez longos anos num local de trabalho longe de casa. Nunca tive um mínimo de férias anuais para visitar a minha família, até que finalmente me mandaram para casa com muito pouco dinheiro.

De regresso ao Bangladesh e com a minha família encontrava-me numa situação de saúde muito triste, incapaz de fazer qualquer tipo de trabalho pesado para atender às necessidades básicas. Consultei um médico que me disse que, devido ao esforço excessivo das pernas, eu não voltaria a andar como antes. Por isso, aconselhou-me a escolher um trabalho que não sobrecarregasse ainda mais a coluna vertebral e que, obviamente, afetasse o movimento das minhas pernas. Senti-me desamparado.

Naquela altura, a intervenção da rede de religiosos Talitha Kum no Bangladesh, atenta à minha situação, ajudou-me a conceber um programa de geração de rendimentos e a iniciar e expandir uma microempresa, uma mercearia. A minha mulher e eu estamos à espera do segundo filho. Estou muito grato à Rede Talitha Kum pela intervenção, apoio do plano de negócios para cuidar da minha família num lugar saudável e seguro.

"A migração laboral é predominante em toda a região árabe, totalizando 23,8 milhões de trabalhadores migrantes em 2017, o que representou 14,5 por cento de todos os trabalhadores migrantes a nível mundial (...). A migração laboral é regulada pelo sistema kafala (patrocinador), o que significa que os trabalhadores migrantes precisam de ter um patrocinador para entrar, permanecer, trabalhar e/ou, em alguns casos, sair do país. Os kafeels, ou patrocinadores, são responsáveis pelas condições de trabalho e de residência dos migrantes, o que restringe a mobilidade dos migrantes e os deixa frequentemente vulneráveis à exploração e ao abuso".

Relatório de Situação sobre a Migração Internacional 2019. Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular no Contexto da Região Árabe 2020

 

15 de outubro de 2023