Questo sito usa cookie di analytics per raccogliere dati in forma aggregata e cookie di terze parti per migliorare l'esperienza utente.
Leggi l'Informativa Privacy completa.
ACCETTO

NOTIZIE

INDIETRO

10 Irmãs premiadas em Roma pelo empenho no mundo contra o tráfico

O relatório da Gregoriana: em 2018 Talitha Kum ajudou a mais de 15.500 sobreviventes e envolveu cerca de 235.000 pessoas nas atividades de prevenção no mundo. Papa Francisco: «Sigam em frente assim!»

Juntas/os contra o tráfico: tecendo uma rede no amor”. Este é o título da Assembleia geral que no fim de setembro reuniu, em Roma, durante uma semana, 86 líderes religiosas/os provenientes de todo o mundo, unidas/os pelo desejo de buscar caminhos de liberdade e de justiça, através do compromisso com a Talitha Kum, a rede internacional da vida consagrada contra o tráfico de pessoas da UISG – a União Internacional das Superioras Gerais. Dentre as líderes, 10 receberam um prêmio por terem-se destacado desde o nascimento da rede, inspirando outras pessoas, fazendo com que a rede se tornasse internacional.  

As/Os 86 delegadas/os se confrontaram com a realidade do tráfico nos diferentes países e, juntas/os apresentaram as diretrizes que orientarão o trabalho da Talitha Kum nos próximos anos. Emocionante o encontro com o Papa Francisco, que apoia e encoraja as/os religiosas/os a fim de que possam acompanhar as/os sobreviventes do tráfico de pessoas e atuar na prevenção do fenômeno. Ao término da audiência as Irmãs entregaram ao pontífice um ícone proveniente da Síria, confeccionada pelo artista Nemat Badawi com os fragmentos das ruínas de Aleppo. «Quero parabenizá-las/los pelo importante trabalho que estão realizando neste âmbito tão complexo e dramático. Uma obra que une a missão e a colaboração entre os institutos. Vocês escolheram estar na linha de frente. Portanto, as numerosas congregações que trabalharam e trabalham como vanguardas da ação missionária da Igreja contra a praga do tráfico de pessoas merecem o nosso reconhecimento», declarou o Papa durante a audiência privada do dia 26 de setembro no Vaticano, na Sala do Consistório. E depois continuou: «Trabalhar juntas/os é um exemplo. É um exemplo para toda a Igreja, também para nós: homens, padres, bispos... Sigam em frente, assim!».

As que receberam o prêmio dos “10 Anos de Talitha Kum” foram: Ir. Patricia Ebegbulem (Nigéria), Ir. Agnes Kanlaya Trisopa (Tailândia), Ir. Jyoti Pinto (Índia), Ir. Eugenia Bonetti (Itália), Ir. Maria Isabel Chavez Figueroa (Peru), Ir. Nicole Rivard (Canadá), Ir. Ann Scholz (USA), Ir. Louise Cleary (Oceania), Ir. Bernadette Sangma (Índia) e Ir. Estrella Castalone (Filipinas).

«Celebramos o valor de cada gesto humano, por menor que seja. Celebramos a generosidade daquelas/es que apoiam os projetos. Celebramos toda a bondade que Deus se manifestou em tudo isso!”, declarou a Presidente da UISG, Ir.  Jolanta Kafka.

«As mulheres são um dom para a humanidade, temos igual dignidade e gostaríamos que isso fosse reconhecido pela Sociedade e pela Igreja – sublinhou Ir. Gabriella Bottani, coordenadora internacional de Talitha Kum. Para o futuro percebemos o desafio da sustentabilidade da rede: recursos humanos qualificados e econômicos para manter as diversas atividades, tanto de acolhimento, quanto de prevenção e formação».

 

Os dados são um bom presságio. De acordo com as estatísticas apresentadas pelo Relatório 2009-2019, publicado pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Faculdade de Ciências Sociais, G&B Press, Roma, 2019) por ocasião da assembleia, só em 2018 Talitha Kum ajudou mais de 15.500 sobreviventes e envolvidas/os cerca 235.000 pessoas na atividade de prevenção. Um valor ascendente em comparação com as aproximadamente 100.000 pessoas apoiadas nesses 10 anos. Em progressivo aumento também do número de redes: no momento contamos 52 redes em 92 países nos 5 continentes e nos próximos anos estão previstas três novas aberturas em Moçambique, Tanzânia e Taiwan.

Roma, 30 setembro 2019

 

Escritório de imprensa Talitha Kum

Anna Moccia - Patrizia Morgante,

cell. 349.9358744, e-mail: communication@talithakum.info