Este sitio utiliza cookies de análisis para recopilar datos agregados y cookies de terceros para mejorar la experiencia del usuario.
Lea la Política de privacidad completa .
ACEPTO

Logo UISG Piazza di Ponte Sant'Angelo, 28 | 00186 Roma, Italia | Tel: 0039 06 68 400 20 | Mob: +39 3441734506 | coordinator@talithakum.info

| | | |

NOTICIAS

ATRÁS

5 Semptiembre 2022

Rede Um Grito pela Vida – Brasil, 15 anos de vida e compromisso contra o tráfico de pessoas

O que significou para você realizar 15 anos como uma rede de vida consagrada contra o tráfico   de pessoas no Brasil?

A Rede Um Grito pela Vida - Talitha Kum, está no ano da celebração dos 15 anos de atividades e ações e incidência política. Esses 15 anos foram de muita luta, desafios e conquistas. São 15 anos de atividades da Rede contra o tráfico de pessoas significa tempo de celebrar a esperança e a vida nova, de relato de novas expectativas na vida de muitas pessoas e famílias.

É momento de louvor e agradecimento a Deus por cada Religiosa, Religioso, leiga e leigo que se esforçou e dedicou um tempo para realização de tantos trabalhos neste tão grande espaço de profetismo da Vida Religiosa Consagrada no Brasil. A rede está consolidada e com representação em 22 estados e com 28 núcleos. Cada núcleo realiza suas ações de acordo com a realidade, desafios e necessidades de cada local.

Celebrar 15 anos significa olhar para frente e continuar no esforço da luta pela vida, salvando  jovens e crianças das tentativas e perigos que o crime do tráfico de pessoas oferece. Mas sobretudo escutar os jovens e acolhê-los nas suas buscas e desafios, e ser testemunhas de luta e esperança de vida mais digna.

O que você considera ter sido as maiores realizações da rede? Qual é a coisa mais bonita para celebrar?

Temos muitas alegrias e realizações para lembrar e celebrar. Entre elas cito algumas:

- Uma das grandes alegrias é a coragem da Vida Religiosa Consagrada através da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), de abraçar essa causa, de escutar, acolher e assumir o chamado em defesa da vida de crianças, adolescentes, jovens e mulheres sequestradas e traficadas dentro do país e para fora do país;

- Outra grande alegria é o grande número de leigas e leigos que assumiram junto com as Religiosas e Religiosos, essa nobre causa;

- O imenso empenho de todas/os as/os integrantes da Rede em realizar o enfrentamento ao TP através da prevenção, a sensibilização, da conscientização das pessoas sobre esse crime nos mais diversos espaços do país;

- Nossa comunhão com a Rede Talitha Kum como ponto base e a parceria entre as redes contra o Tráfico Humano da América Latina; Imensa gratidão a Rede Talitha Kum por sempre nos ajudar e apoiar.

- Mesmo em meio as dificuldades e desafios sociais, a colaboração e participação da Rede em resolver algumas situações de Tráfico de mulheres, e muitas de abuso de crianças;

- A importância da parceria com outros grupos, instituições e órgãos públicos para o resgate e defesa da vida e dignidade humana.

Mensagem para a Vida Consagrada no Brasil.

A Vida Religiosa no Brasil caminha no profetismo do evangelho. Muitos são os testemunhos de doação e resgate da vida nos mais diversos espaços e das mais diversas maneiras, de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e homens em situação de perigo para o crime do tráfico humano.

A Rede assume sua mística na inspiração do Projeto de Jesus, nos carismas fundacionais das diversas congregações, na indignação profética e compaixão samaritana, na defesa dos direitos humanos e na certeza de que um mundo melhor é possível.

Nossa missão é sensibilizar, capacitar multiplicadoras(es), informar, mobilizar, denunciar, tecer parcerias e lutar por políticas públicas em prol da prevenção e enfrentamento ao Tráfico de pessoas.

A Rede Um Grito pela Vida é considerada o braço profético da Conferência dos Religiosos do Brasil conforme a presidente da mesma. A Rede é muito grata por esse apoio e incentivo.

Por isso convidamos toda Vida Religiosa a abraçar essa causa, doar um pouco de seu tempo para se juntar a Rede Um Grito pela Vida na prevenção do tráfico de pessoas, e na  prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Vamos juntas/os na defesa da vida.

 

Irmã Valmí Bohn, sdp,  coordenadora da rede Um Grito pela Vida Brasil

LA RED
EN EL MUNDO

Talitha Kum, la Red Internacional de la Vida Consagrada Contra la Trata de Personas, está presente en 5 continentes, 50 redes nacionales inter congregacionales que coordinan los esfuerzos contra la trata a nivel nacional-local; 10 redes regionales que implican la coordinación conjunta de varios países a nivel regional.

* Según la información del Censo de Talitha Kum 2021

INSCRIBIRSE A
NUESTRA NEWSLETTER

PRIVACY

Idioma en el que desea recibir en el newsletter.

“Quando las arañas unen sus telas,
pueden matar a un león”

(proverbio Etíope)