This site uses analytics cookies to collect aggregate data and third-party cookies to improve the user experience.
Read the Complete Privacy Information.

I ACCEPT

Logo UISG Piazza di Ponte Sant'Angelo, 28 | 00186 Roma, Italia | Tel: 0039 06 68 400 20 | Mob: +39 3441734506 | coordinator@talithakum.info

| | | |

NEWS

BACK

12 January 2023

NOTICIAS DAS REDES: QUÊNIA

Com base no seu trabalho no ano passado, Irmã Laura Llanes FdCC, coordenadora da rede RAHT (Religiosos contra o Tráfico Humano) - Quênia, compartilhou uma experiência de acompanhamento e cuidado de sobreviventes do tráfico durante o processo de cura:

No dia 14 de dezembro de 2022, vinte e quatro (24) sobreviventes do tráfico humano tiveram a oportunidade de se reunir no Centro Tumaini no Quénia, para partilhar as suas experiências e o quanto avançaram no processo de autodescoberta, bem como no processo de cura.

 

Sendo uma rede centrada em uma abordagem baseada nos direitos humanos para o apoio e compromisso com os sobreviventes, a rede RAHT (Religiosos Contra o Tráfico de Pessoas) - Quênia fornece uma plataforma para que os sobreviventes do tráfico de pessoas transmitam a experiência de sua trajetória rumo à reintegração e ao desenvolvimento dos seus meios de subsistência e comunidades.

A atividade foi uma experiência de aprendizagem para cada um deles, já que coletivamente se desafiaram a si mesmos, colocando ênfase nos processos de recuperação e reintegração, através do aumento dos mecanismos de apoio e a aplicação de um enfoque favorável aos sobreviventes.

O principal objetivo do evento era criar uma via de aprendizagem comparativa, compreensão mútua e partilha dos problemas que enfrentam. Foi também um momento para troca e aperfeiçoamento de boas práticas que lhes encoraja a assumir o comando de suas vidas e a prosseguir com empoderamento e propriedade.

 

A sessão introdutória foi dedicada à identidade da rede e seu trabalho contra as pessoas; ela começou com uma atividade reveladora, compartilhando histórias. O objetivo da sessão foi conhecer as diferentes experiências dos sobreviventes antes de deixar seu local de origem, na chegada aos países de destino e no retorno ao Quênia. A sessão foi muito emocionante, pois a maioria das histórias compartilhadas foram traumatizantes e alguns até derramaram lágrimas enquanto narravam suas provações. Após a sessão de partilha das histórias, o facilitador conduziu a equipe a uma auto-reflexão sobre quão longe eles chegaram em seu processo de cura e integração social. A sessão incluiu momentos de silêncio e reconhecimento de que todos são lindos e que cada história é importante. Após a reflexão, a equipe iniciou uma oração de cura e restauração. A terceira sessão tratou sobre a formação e como se capacitar de forma sustentável através do processo de integração. O facilitador deu aos participantes dicas sobre como desenvolver empreendimentos sustentáveis para ajudá-los no processo de autoestabilidade. Um dos membros compartilhou uma idéia comercial sobre como se pode preparer, em casa, pesticidas mistos que matam baratas. A equipe mostrou interesse e concordou em realizar o processo e aprender também. 

 

Os participantes agradeceram à equipe da rede RAHT pelo apoio prestado até o momento. Agradeceram a atenção dada às suas necessidades e esperam que isso seja retribuído no próximo ano. Os participantes concordaram em organizar uma reunião no próximo ano e esperam ser parte ativa no processo de planejamento.

Muito obrigada à Equipe Organizadora do evento: Ir. Jackie Mwongeli IBVM,  Edmund Juma e Wilson Kyalo.

 

Por Ir. Laura Llanes, FdCC , Coordenadora da Rede RAHT – Quênia.

THE NETWORK
IN THE WORLD

Talitha Kum Networks are active in the 5 continents coordinating the anti-trafficking efforts of 50 inter-congregational networks organized at the national-local level and 10 networks that include the joint coordination of several countries at the regional level.

* According to the information of the 2021 Talitha Kum Census

SUBSCRIBE TO
OUR NEWSLETTER

PRIVACY

Language in which you want to receive in the newsletter

“When spider webs unite,
they can tie up a lion”

(Ethiopian proverb)