Este sitio utiliza cookies de análisis para recopilar datos agregados y cookies de terceros para mejorar la experiencia del usuario.
Lea la Política de privacidad completa .
ACEPTO

NOTICIAS

ATRÁS

NOTICIAS DAS REDES: QUÊNIA

Com base no seu trabalho no ano passado, Irmã Laura Llanes FdCC, coordenadora da rede RAHT (Religiosos contra o Tráfico Humano) - Quênia, compartilhou uma experiência de acompanhamento e cuidado de sobreviventes do tráfico durante o processo de cura:

No dia 14 de dezembro de 2022, vinte e quatro (24) sobreviventes do tráfico humano tiveram a oportunidade de se reunir no Centro Tumaini no Quénia, para partilhar as suas experiências e o quanto avançaram no processo de autodescoberta, bem como no processo de cura.

 

Sendo uma rede centrada em uma abordagem baseada nos direitos humanos para o apoio e compromisso com os sobreviventes, a rede RAHT (Religiosos Contra o Tráfico de Pessoas) - Quênia fornece uma plataforma para que os sobreviventes do tráfico de pessoas transmitam a experiência de sua trajetória rumo à reintegração e ao desenvolvimento dos seus meios de subsistência e comunidades.

A atividade foi uma experiência de aprendizagem para cada um deles, já que coletivamente se desafiaram a si mesmos, colocando ênfase nos processos de recuperação e reintegração, através do aumento dos mecanismos de apoio e a aplicação de um enfoque favorável aos sobreviventes.

O principal objetivo do evento era criar uma via de aprendizagem comparativa, compreensão mútua e partilha dos problemas que enfrentam. Foi também um momento para troca e aperfeiçoamento de boas práticas que lhes encoraja a assumir o comando de suas vidas e a prosseguir com empoderamento e propriedade.

 

A sessão introdutória foi dedicada à identidade da rede e seu trabalho contra as pessoas; ela começou com uma atividade reveladora, compartilhando histórias. O objetivo da sessão foi conhecer as diferentes experiências dos sobreviventes antes de deixar seu local de origem, na chegada aos países de destino e no retorno ao Quênia. A sessão foi muito emocionante, pois a maioria das histórias compartilhadas foram traumatizantes e alguns até derramaram lágrimas enquanto narravam suas provações. Após a sessão de partilha das histórias, o facilitador conduziu a equipe a uma auto-reflexão sobre quão longe eles chegaram em seu processo de cura e integração social. A sessão incluiu momentos de silêncio e reconhecimento de que todos são lindos e que cada história é importante. Após a reflexão, a equipe iniciou uma oração de cura e restauração. A terceira sessão tratou sobre a formação e como se capacitar de forma sustentável através do processo de integração. O facilitador deu aos participantes dicas sobre como desenvolver empreendimentos sustentáveis para ajudá-los no processo de autoestabilidade. Um dos membros compartilhou uma idéia comercial sobre como se pode preparer, em casa, pesticidas mistos que matam baratas. A equipe mostrou interesse e concordou em realizar o processo e aprender também. 

 

Os participantes agradeceram à equipe da rede RAHT pelo apoio prestado até o momento. Agradeceram a atenção dada às suas necessidades e esperam que isso seja retribuído no próximo ano. Os participantes concordaram em organizar uma reunião no próximo ano e esperam ser parte ativa no processo de planejamento.

Muito obrigada à Equipe Organizadora do evento: Ir. Jackie Mwongeli IBVM,  Edmund Juma e Wilson Kyalo.

 

Por Ir. Laura Llanes, FdCC , Coordenadora da Rede RAHT – Quênia

 

12 de janeiro de 2023