Este sitio utiliza cookies de análisis para recopilar datos agregados y cookies de terceros para mejorar la experiencia del usuario.
Lea la Política de privacidad completa .
ACEPTO

Logo UISG Piazza di Ponte Sant'Angelo, 28 | 00186 Roma, Italia | Tel: 0039 06 68 400 20 | Mob: +39 3441734506 | coordinator@talithakum.info

| | | |

NOTICIAS

ATRÁS

15 Febrero 2021

7º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas

Uma Economia sem Tráfico é uma Economia Corajosa

7º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas abrange o mundo inteiro

O Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas chegou ao fim. A recorrência é celebrada o dia 8 de fevereiro, por ocasião da memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, a Irmã sudanesa que, quando criança, teve a dramática experiência de ser vítima da escravidão.

"Economia sem tráfico humano"... este é o tema escolhido para a edição de 2021; um convite para promover e multiplicar as ações econômicas que se opõem a todas as formas de exploração. Para a ocasião, o artista canadense Tim Schmalz disponibilizou a figura de sua obra intitulada "Let the oppressed go free" (Lc. 4), que representa  Santa Bakhita.

Há sete anos, o Papa Francisco confiou às Uniões das Superioras e dos Superiores Gerais de Institutos Religiosos de promover este dia, por isto coordenado por Talitha Kum, a rede da vida consagrada contra o tráfico de pessoas da União Internacional das Superioras Gerais (UISG), em parceria com a Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério de Serviço ao Desenvolvimento Humano Integral, Caritas Internationalis, a União das Organizações Femininas Católicas, o Movimento dos Focolares e muitas outras organizações.

Este ano pela primeira vez foi organizada uma maratona mundial de orações on-line. Esta idéia foi sugerida para responder criativamente às medidas de precaução para conter a pandemia da Covid-19. Isto abriu a possibilidade de reunir tantas realidades diferentes das organizações parceiras no mundo inteiro, que estão comprometidas contra o tráfico de pessoas.

"Este dia é importante, porque nos ajuda a todos a recordar este drama, e nos encoraja a não parar de rezarmos e lutarmos juntos. Que a reflexão e a consciência sejam sempre acompanhadas de gestos concretos, que também abram caminhos para a emancipação social. O objetivo, na verdade, é que cada pessoa escravizada possa voltar a ser um protagonista livre de sua própria vida e uma parte ativa na construção do bem comum";  é assim que o Papa Francisco se dirigiu aos participantes da maratona on-line.

A maratona foi transmitida ao vivo no canal YouTube do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas e contou com a participação de mais de 1000 pessoas simultaneamente, conectadas de todo o mundo e vistas por quase cinco mil pessoas em horas subsequentes.

Durante as 7 horas da maratona, momentos de reflexão, conscientização, testemunha e orações foram alternados com danças e cantos. A maratona foi aberta por Ir. Patricia Murray, IBVM - Secretária Executiva da UISG, e por uma mensagem de Sua Excelência o Cardeal Michael Czerny, SJ Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados.

"A maratona on-line foi possível graças ao compromisso concreto de muitas organizações comprometidas na base, especialmente das redes Talitha Kum, que responderam com criatividade e grande responsabilidade enviando material multimedial. Durante a maratona, eu fui me comovendo várias vezes. Ao final do dia , pela primeira vez , percebi a força da oração universal, a beleza de celebrarmos juntos além de todas as fronteiras, em comunhão com o Papa Francisco.  Acredito que todos nós podemos dizer junto com as crianças de Roma: Sim, eu vejo você",  afirmou Ir. Gabriella Bottani, SMC Coordenadora da Talitha Kum.

Você pode assistir aos vídeos aqui.

Para maiores informações https://preghieracontrotratta.org/

LA RED
EN EL MUNDO

Talitha Kum, la Red Internacional de la Vida Consagrada Contra la Trata de Personas, está presente en 5 continentes, 50 redes nacionales inter congregacionales que coordinan los esfuerzos contra la trata a nivel nacional-local; 10 redes regionales que implican la coordinación conjunta de varios países a nivel regional.

* Según la información del Censo de Talitha Kum 2021

INSCRIBIRSE A
NUESTRA NEWSLETTER

PRIVACY

Idioma en el que desea recibir en el newsletter.

“Quando las arañas unen sus telas,
pueden matar a un león”

(proverbio Etíope)