Questo sito usa cookie di analytics per raccogliere dati in forma aggregata e cookie di terze parti per migliorare l'esperienza utente.
Leggi l'Informativa Privacy completa.
ACCETTO

NOTIZIE

INDIETRO

Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas "Caminhando pela dignidade" : todos os continentes unem-se na oração.

O nono Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas será realizado na quarta-feira 8 de fevereiro de 2023.

O tema desta edição, escolhido por um grupo internacional de jovens envolvidos no enfrentamento ao tráfico, é Caminhando pela Dignidade.

Os passos, a viagem e o caminho compartilhado entre as pessoas comprometidas no combate ao tráfico e aquelas que são vítimas e sobreviventes. Tudo isso está ao centro deste Dia em que testemunharemos como milhares de pessoas ao redor do mundo - em muitas paróquias, comunidades, grupos reunir-se-ão, para refletir, rezar e enviar a todo o mundo uma mensagem contra este fenômeno global.

CAMINHANDO PELA DIGNIDADE: UMA SEMANA DE INICIATIVAS COM AO CENTRO OS/AS JOVENS 

Este ano, pela primeira vez desde sua criação - que ocorreu em 2015, por desejo de Papa Francisco - 15 jovens representantes das organizações parceiras se reunirão em Roma de todos os continentes para uma semana de encontros e treinamentos sobre o tráfico de seres humanos. No final da semana, o grupo lançará a declaração de compromisso que dará início ao processo de preparação para o décimo aniversário do Dia Mundial (DMORCTP).

A semana de encontroa começa na segunda-feira, si 6 de fevereiro, com uma oração ecumênica em inglês e italiano,  às 19h15 na Paróquia de Santa Lúcia, em Roma no bairro Prati, uma área da cidade onde três mulheres prostituídas foram brutalmente mortas no  novembro passado; a comunidade católica se unirá à comunidade inter-religiosa.

O momento central da semana será a Romaria na linha de oração e reflexção na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, festa de Santa Bakhita, o símbolo universal do compromisso da Igreja contra o tráfico humano. A romaria de oração começa às 9h30 CET e, atravessando os diferentes fusos horários, envolverá todos os continentes começando na Oceania, passando pela Ásia, o Oriente Médio, a África, a Europa, a América Latina, e terminando às 16h30 na América do Norte. O evento será transmitido ao vivo em 5 idiomas (inglês, espanhol, português, francês, italiano) em www.prayagainsttrafficking.net

O bloco central da romaria é organizado pelos/as jovens comprometidos/as contra o tráfico humano, durante o qual será transmitida a mensagem de Papa Francisco, como aconteceu nos anos anteriores. 

Mais de 50 países em todos os continentes contribuiram ativamente para a realização  da romaria. Todas as pessoas de boa vontade; jovens e idosos, mulheres e homens, leigos e religiosos, sobreviventes e ativistas estão unidos contra o tráfico humano.

O FLASH-MOB E O FINAL DA SEMANA NA PRAÇA SÃO PEDRO 

O dia 10 de fevereiro, sexta-feira, às 15h30, na via della Conciliazione, o grupo de dança "Evolution Company of the Holy Dance" junto com um grupo de jovens representantes internacionais dará vida a um flash-mob contra o tráfico humano.

A semana termina no domingo 12 de fevereiro com a tradicional participação em Praça São Pedro para a Oração do Angelus.

O Dia Mundial é coordenado por Talitha Kum, a rede internacional antitráfico de pessoas que reune mais de 6.000 freiras, amigas e parceiros, e é promovida pelas Uniões Internacionais de Superiores Gerais e Superioras Gerais, em parceria com o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, o Dicastério da Comunicação, a Rede mundial de oração do Papa, a Caritas InternationalisCoatNet, o Movimento dos Focolares, o Serviço Jesuíta aos Refugiados, a União Internacional das Associações das Mulheres Católicas, a Iniciativa Clewer, Associação Comunidade Papa João XXIII, a Federação Internacional da Ação Católica, a Associação Italiana de Guias e Escoteiros Católicos o Grupo Santa Marta e muitas outras organizações em todo o mundo. O Dia tem sido apoiado pelo Fundo Global de Solidariedade.

"O tema escolhido este ano Caminhando pela dignidade é um convite a todas as pessoas de boa vontade para caminhar junto com vítimas e sobreviventes do tráfico de pessoas, e em particular com as populações migrantes, como romeiras e romeiros da dignidade humana e da esperança. Jovens, adultos e crianças, pessoas de diferentes tradições religiosas, culturas e gerações. Somente juntos e juntas, como comunidade, podemos pôr fim a este flagelo. Salvaguardar a dignidade de cada pessoa é possível somente se soubermos manter a paz e proteger o meio ambiente" - disse a Irmã Abby Avelino, MM, coordenadora do Dia.

O DIA NO TWITTER

Os organizadores convidam a dedicar um tweet no dia 8 de fevereiro utilizando a hashtag oficial #PrayAgainstTrafficking.

 

2 de fevereiro de 2023